sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Amei esses textos para o 3 Ano


O PORQUINHO FEIO

ERA UMA VEZ UMA MAMÃE PATA QUE TINHA CINCO FILHOTES. QUATRO DELES ERAM OS PATINHOS MAIS LINDINHOS, FOFINHOS E AMARELINHOS QUE VOCÊ PODE IMAGINAR.
MAS O QUINTO ERA COR DE ROSA, TINHA FOCINHO E UM RABINHO ENROLADO.

                “ELE É MUITO CRESCIDO PARA A SUA IDADE”, PENSAVA MAMÃE PATA. “SERÁ QUE ELE É UM FILHOTE DE PERU COMO TODOS DIZEM?”

                MAMÃE PATA LEVOU SEUS FILHOTES PARA A AULA DE NATAÇÃO NO LAGO. TODOS OS PATINHOS PULARAM LOGO NA ÁGUA, ATÉ O COR DE ROSA, APESAR DE ELE NÃO NADAR TÃO BEM COMO SEUS IRMÃOS.

                “BEM, AQUELE PATINHO COM CERTEZA NÃO É UM PERU!”, PENSOU SUA MÃE.

                  NO DIA SEGUINTE, CHEGOU A HORA DE GRASNAR. MAMÃE PATA SOLTOU UM QUAC E CADA UM DE SEUS FILHOTES A IMITOU.
 MAS, QUANDO CHEGOU A VEZ DO PATINHO COR DE ROSA, NO LUGAR DE QUAC, OUVIU-SE ÓINC!

                ―ELE NÃO É UM PATO! –GRITARAM TODOS. ―ELE É UM PORQUINHO FEIO, E NÃO PERTENCE AO NOSSO MEIO!

                E, ASSIM DIZENDO, ENXOTARAM O PORQUINHO DALI.

                CANSADO, FAMINTO E ABANDONADO, O PORQUINHO FEIO VAGOU DURANTE VÁRIOS DIAS EM BUSCA DE UM NOVO LAR.

MAS NEM O PASSARINHO LHE DAVA ATENÇÃO.

                ―SUMA DAQUI, SEU PORQUINHO FEIO! – GRITAVAM, ASSIM QUE O VIAM.

                UM DIA, O PORQUINHO FEIO CHEGOU A UMA FAZENDA, E VIU ALGUNS PORCOS.

APROXIMANDO DELES FALOU:

                ― EU SEI QUE SOU UM PORQUINHO FEIO, MAS SERÁ QUE POSSO FICAR AQUI, MORANDO COM VOCÊS?
                ― UM PORQUINHO FEIO?! – ELES EXCLAMARAM.
                ―VOCÊ É O PORCO MAIS LINDO QUE JÁ VIMOS!
                E, DAQUELE DIA EM DIANTE, ELE VIVEU FELIZ PARA SEMPRE.

(SUGALD STEER – SÃO PAULO: BRINQUE-BOOK,1999)

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1 – QUEM SÃO OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA?

2 – QUAL FOI A PRIMEIRA LIÇÃO QUE A MAMÃE PATA ENSINOU A SEUS FILHOTES?
3 – QUANDO FOI QUE A MAMÃE PATA DESCOBRIU QUE O PORQUINHO NÃO ERA UM PATO?POR QUÊ?
4 – O QUE A MAMÃE E OS PATINHOS FIZERAM CO O PORQUINHO DEPOIS DA DESCOBERTA?
ASSINALE A RESPOSTA CORRETA:
(    ) ENSINARAM O PORQUINHO A SER COMO UM PATO.
(     ) MANDARAM O PORQUINHO EMBORA.
5 – QUANTO TEMPO O PORQUINHO VAGOU À PROCURA DE UM NOVO LAR?
6 – EM QUE MOMENTO DA HISTÓRIA O PORQUINHO CONSEGUIU SER FELIZ?
7 – A HISTÓRIA CONTA QUE NEM UM PASSARINHO QUIS LHE DAR ATENÇÃO. COPIE DA
HISTÓRIA O QUE O PASSARINHO DISSE A ELE.

COM  RODINHA  OU  SEM  RODINHA?

1.    Leia atentamente o texto a seguir:


Em uma tarde de domingo, Pedro e seu pai ficaram indo e voltando de uma esquina até a outra um montão de vezes. Pedro pedalava e guiava, enquanto seu pai o sustentava no assento para não cair.
 Na semana passada, eles já tinham tirado uma das rodinhas da bicicleta para que Pedro pudesse aprender aos poucos a andar sem as rodinhas. Ao chegar na metade da quadra, Pedro passou por uma pedrinha e quase caiu. Como ele tem bons reflexos e seu pai ajudou, segurando-o com as mãos, ele até não se assustou muito e seguiu seu passeio tranqüilo, se equilibrando na bicicleta como se nada houvesse acontecido.
Depois de sua façanha com a pedrinha, Pedro estava pronto para tirar a outra rodinha também. Seu pai a retirou e o ensinou que ele deveria usar capacete, prestar atenção nas pessoas que passavam e evitar passear em lugares com trânsito intenso.
Como Pedro queria muito ser um bom motorista quando crescesse, levou a sério todas as recomendações de seu pai e começou tranqüilo seu passeio na bicicleta sem rodinhas.

2    .    Responda as perguntas:
a   .    Em qual dia da semana a história acontece?
b   .    Por que o pai de Pedro o sustentava no assento?
c   .    O que aconteceu com Pedro no dia em que seu pai tirou uma das rodinhas da bicicleta?
d   .    Pedro conseguiu manter seu equilíbrio mesmo depois que ocorreu este episódio, então, se sentiu seguro para fazer qual pedido ao seu pai?
 Quais foram os conselhos que seu pai lhe deu ao tirar a outra rodinha da bicicleta?


3   .    Encontre no texto:
a  .    Quatro palavras trissílabas: ________________________
_____________________________________________
b  .    Duas palavras polissílabas: ________________________
c  .    Duas palavras dissílabas: _________________________
d  .    Uma palavra monossílaba: ________________________

4 .    Separe as sílabas das seguintes palavras:
a .    domingo:___________    f. semana: ____________
b .    esquina: ___________    g. capacete: ___________
c .    bicicleta: ___________    h. equilíbrio: ___________
d .    pedalava: __________     i. Pedro: ______________
e .    quadra: ____________    j. pai: ________________


            

Nenhum comentário: