1.
Complete as frases com os verbos nos tempos pedidos:
a) Se nós
_____________ com você, mamãe sorriria.
(brincar
– pretérito imperfeito do subjuntivo)
b) Quando
eles ______________ a porta, nós cantaremos parabéns.
(abrir –
futuro do subjuntivo)
c) Nós
desejamos que vocês ______________ conosco para o almoço.
(ficar – presente do subjuntivo
d) Elas
não __________________ as balas.
(dividir
– pretérito perfeito do indicativo)
e) Os
meninos _____________ no quadro.
(desenhar – presente)
f) Nós
__________________ para outra cidade.
(partir –
futuro do presente do indicativo)
g) Eles
__________________ se quisessem.
(comer –
futuro do pretérito)
h) Nós já _______________ todas as palavras.
(escrever – pretérito mais-que-perfeito)
i) A mulher ______________ a casa.
(arrumar
– pretérito imperfeito do indicativo)
2. Passe
as frases do pretérito perfeito para o futuro do presente, como no modelo:
Eles
venderam todas as frutas. / Eles venderão todas as frutas.
a) Vocês
compraram o jornal? _____________________________________
b) Elas
não dividiram as balas. ____________________________________
c) Os
meninos pularam o muro de seu Reinaldo. ______________________
3. Passe
as frases do futuro do presente para o futuro do pretérito:
a) Você
correrá para a praia.
________________________
b) Nós
partiremos para outra cidade. ____________________
c) Eles
procurarão um novo emprego.
___________________
4. Siga o
modelo, fazendo os três pretéritos do indicativo:
Ele apontou os erros dela. / Eu apontava os
erros dela. / Eles apontaram os erros dela.
a) Ele
preparou o bolo para mamãe.
Ele
apontou os erros dela. / Eu apontava os erros dela. / Eles apontaram os erros
dela.
a) Ele
preparou o bolo para mamãe.
Eu
_____________________________ / Eles ____________________
b) Ele
perdeu a carteira na rua.
Eu
_____________________________ / Eles ____________________
c) Ele
mentiu para seu melhor amigo.
Eu
_____________________________ / Eles ____________________
5. Passe
as frases para o pretérito imperfeito:
O pai
chegou pouco depois da oito.
O homem
deixou o livro de lado.
Cecília e
Marcos colocaram o cotovelo na mesa e soltaram lágrimas de tanto rir.
Eu gostei
das histórias que mamãe me contou.
6. Passe
as frases para o pretérito perfeito:
Ana
passava a mão na cabeça do menino.
Fábio
corria pelo corredor.
Mamãe e
papai não falavam nem sim nem não.
Eu
precisava decidir rapidamente.
7. Os
fatos abaixo foram narrados no tempo passado. Reescreva-os no tempo presente:
Um mosquito pousou no chifre de um
touro e lá ficou por muito tempo. Depois voou e perguntou ao touro:
- O meu peso não o incomodou?
8.
Complete as frases empregando o verbo no futuro do pretérito:
A - Se
não tivesse chovido, os agricultores __ (Ter) perdido toda a plantação.
B - Com
certeza eu ___ (ajudar) a você, se conhecesse o assunto.
C - Por
favor, você ___ (ler) este texto por mim?
D - Todos
_____ (continuar) jogando, se houvesse mais tempo.
9. Dê o
tempo em que se encontram os verbos destacados, marcando:
(1)
presente (2) pretérito
perfeito (3)pretérito imperfeito
(4) futuro do presente
a) O
homem sentou-se ( ) do outro lado da
mesa.
b) Eu
farei ( ) o café e você varrerá ( ) a cozinha.
c) A
menina vivia ( ) preocupada.
d) O
menino dorme ( ) no sofá da sala.
e) Você
pensou ( ) numa solução?
f) Nós estudaremos
( ) para a prova.
g) Ela
bebia ( ) um refrigerante.
10. Passe
o verbo para o tempo presente:
Eu entrei
em casa.
Fechou os
olhos com força.
Eu
ficarei aqui sozinho.
11.
Escreva os verbos nos tempos pretérito perfeito e pretérito imperfeito:
Ele sente
fome.
Ouvem a
algazarra dos pardais?
Este
cachorro late muito forte.
Eu
garanto isso.
12. Passe
os verbos para o futuro do presente:
Amanhã viajo cedo.
Os raios
do Sol aquecem a Terra.
Eles
acenderam as luzes durante o dia.
13. Em
que tempo está o verbo destacado?
A noite
soprou um vento forte.
Ficarei
aqui sozinha com eles.
Chegaremos
amanhã bem cedo.
Cara-de-pau
acreditava na noite.
Eles se
acomodaram num canto.
14.
Complete o texto com os verbos do quadro:
passou - voava - está - doer - estava - disse - hesitar - viu
Uma vez ____ um gafanhoto sentado
numa pedra cor-de-rosa, quando _____ uma borboleta azul. Dum azul tão lindo que
até faz _______ os olhos. A borboleta que ______ baixo _____ o gafanhoto
sentado e triste. E _____-lhe depois de _____ um momento, um momento pequenino:
- Por que você ______ triste?
15. Faça
a correspondência. Veja o exemplo:
(a) Eu e
meu irmão ( ) encontrei um velho amigo.
(b) Ah!
Vocês ( ) já pagaste o pão?
(c)
Carlos ( )
volta hoje para casa.
(d)
Eu ( )
correrá na maratona.
(e) Meu
tio ( ) olhariam as estrelas e se apaixonariam.
(f)
Tu ( )
guiava lentamente pela avenida.
(g) O atleta ( )
terminas esse trabalho para mim?
(h) Maíra
e Alex ( ) confirmarão a viagem só amanhã.
(a ) conversávamos sobre cinema.
Flávia Carias - Professores Solidários
Um comentário:
olá muito legal seu blog, com certeza utilizarei muitas atividades dele, estou começando um novo trabalho aulas particulares para alfabetização e ensino fundamental I.
ANA PAULA
Postar um comentário