quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Um pouco de verbo


1. Complete as frases com os verbos nos tempos pedidos:

a) Se nós _____________ com você, mamãe sorriria.
      (brincar – pretérito imperfeito do subjuntivo)
b) Quando eles ______________ a porta, nós cantaremos parabéns.
      (abrir – futuro do subjuntivo)
c) Nós desejamos que vocês ______________ conosco para o almoço.
      (ficar – presente do subjuntivo
d) Elas não __________________ as balas.
      (dividir – pretérito perfeito do indicativo)
e) Os meninos _____________ no quadro.
      (desenhar – presente)
f) Nós __________________ para outra cidade.
      (partir – futuro do presente do indicativo)
g) Eles __________________ se quisessem.
      (comer – futuro do pretérito)
h) Nós já _______________ todas as palavras.
      (escrever – pretérito mais-que-perfeito)
i) A mulher ______________ a casa.
      (arrumar – pretérito imperfeito do indicativo)

2. Passe as frases do pretérito perfeito para o futuro do presente, como no modelo:

Eles venderam todas as frutas. / Eles venderão todas as frutas.

a) Vocês compraram o jornal? _____________________________________
b) Elas não dividiram as balas. ____________________________________
c) Os meninos pularam o muro de seu Reinaldo. ______________________

3. Passe as frases do futuro do presente para o futuro do pretérito:
a) Você correrá para a praia.  ________________________
b) Nós partiremos para outra cidade. ____________________
c) Eles procurarão um novo emprego.  ___________________

4. Siga o modelo, fazendo os três pretéritos do indicativo:

 Ele apontou os erros dela. / Eu apontava os erros dela. / Eles apontaram os erros dela.

a) Ele preparou o bolo para mamãe.

Ele apontou os erros dela. / Eu apontava os erros dela. / Eles apontaram os erros dela.

a) Ele preparou o bolo para mamãe.
Eu _____________________________ / Eles ____________________
b) Ele perdeu a carteira na rua.
Eu _____________________________ / Eles ____________________
c) Ele mentiu para seu melhor amigo.
Eu _____________________________ / Eles ____________________

5. Passe as frases para o pretérito imperfeito:
O pai chegou pouco depois da oito.
O homem deixou o livro de lado.
Cecília e Marcos colocaram o cotovelo na mesa e soltaram lágrimas de tanto rir.
Eu gostei das histórias que mamãe me contou.

6. Passe as frases para o pretérito perfeito:
Ana passava a mão na cabeça do menino.
Fábio corria pelo corredor.
Mamãe e papai não falavam nem sim nem não.
Eu precisava decidir rapidamente.

7. Os fatos abaixo foram narrados no tempo passado. Reescreva-os no tempo presente:

            Um mosquito pousou no chifre de um touro e lá ficou por muito tempo. Depois voou e perguntou ao touro:
            - O meu peso não o incomodou?

8. Complete as frases empregando o verbo no futuro do pretérito:
A - Se não tivesse chovido, os agricultores __ (Ter) perdido toda a plantação.
B - Com certeza eu ___ (ajudar) a você, se conhecesse o assunto.
C - Por favor, você ___ (ler) este texto por mim?
D - Todos _____ (continuar) jogando, se houvesse mais tempo.

9. Dê o tempo em que se encontram os verbos destacados, marcando:

(1) presente       (2) pretérito perfeito   (3)pretérito imperfeito    
(4) futuro do presente

a) O homem sentou-se (  ) do outro lado da mesa.
b) Eu farei (  ) o café e você varrerá (  ) a cozinha.
c) A menina vivia (  ) preocupada.
d) O menino dorme (  ) no sofá da sala.
e) Você pensou (  ) numa solução?
f) Nós estudaremos (  ) para a prova.
g) Ela bebia (  ) um refrigerante.

10. Passe o verbo para o tempo presente:

Eu entrei em casa.
Fechou os olhos com força.
Eu ficarei aqui sozinho.

11. Escreva os verbos nos tempos pretérito perfeito e pretérito imperfeito:

Ele sente fome.
Ouvem a algazarra dos pardais?
Este cachorro late muito forte.
Eu garanto isso.

12. Passe os verbos para o futuro do presente:

Amanhã  viajo cedo.
Os raios do Sol aquecem a Terra.
Eles acenderam as luzes durante o dia.

13. Em que tempo está o verbo destacado?

A noite soprou um vento forte.
Ficarei aqui sozinha com eles.
Chegaremos amanhã bem cedo.
Cara-de-pau acreditava na noite.
Eles se acomodaram num canto.

14. Complete o texto com os verbos do quadro:

passou - voava  - está -  doer - estava -  disse - hesitar -  viu

            Uma vez ____ um gafanhoto sentado numa pedra cor-de-rosa, quando _____ uma borboleta azul. Dum azul tão lindo que até faz _______ os olhos. A borboleta que ______ baixo _____ o gafanhoto sentado e triste. E _____-lhe depois de _____ um momento, um momento pequenino:
             - Por que você ______ triste?

15. Faça a correspondência. Veja o exemplo:
(a) Eu e meu irmão                (   ) encontrei um velho amigo.
(b) Ah! Vocês                       (   ) já pagaste o pão?
(c) Carlos                            (   ) volta hoje para casa.
(d) Eu                                  (   ) correrá na maratona.
(e) Meu tio                           (   ) olhariam as estrelas e se apaixonariam.
(f) Tu                                  (   ) guiava lentamente pela avenida.
(g) O atleta                          (   ) terminas esse trabalho para mim?
(h) Maíra e Alex                   (   ) confirmarão a viagem só amanhã.
                                           (a ) conversávamos sobre cinema.

Flávia Carias - Professores Solidários

Um comentário:

Unknown disse...

olá muito legal seu blog, com certeza utilizarei muitas atividades dele, estou começando um novo trabalho aulas particulares para alfabetização e ensino fundamental I.
ANA PAULA