O PORQUINHO FEIO
ERA UMA VEZ UMA MAMÃE PATA QUE TINHA CINCO
FILHOTES. QUATRO DELES ERAM OS PATINHOS MAIS LINDINHOS, FOFINHOS E AMARELINHOS
QUE VOCÊ PODE IMAGINAR.
MAS O QUINTO ERA COR DE ROSA, TINHA FOCINHO E UM
RABINHO ENROLADO.
“ELE É MUITO CRESCIDO PARA A SUA IDADE”, PENSAVA MAMÃE PATA. “SERÁ QUE ELE É UM
FILHOTE DE PERU COMO TODOS DIZEM?”
MAMÃE PATA LEVOU SEUS FILHOTES PARA A AULA DE NATAÇÃO NO LAGO. TODOS OS
PATINHOS PULARAM LOGO NA ÁGUA, ATÉ O COR DE ROSA, APESAR DE ELE NÃO NADAR TÃO
BEM COMO SEUS IRMÃOS.
“BEM, AQUELE PATINHO COM CERTEZA NÃO É UM PERU!”, PENSOU SUA MÃE.
NO DIA SEGUINTE, CHEGOU A HORA DE
GRASNAR. MAMÃE PATA SOLTOU UM QUAC E CADA UM DE SEUS FILHOTES A IMITOU.
MAS, QUANDO
CHEGOU A VEZ DO PATINHO COR DE ROSA, NO LUGAR DE QUAC, OUVIU-SE ÓINC!
―ELE NÃO É UM PATO! –GRITARAM TODOS. ―ELE É UM PORQUINHO FEIO, E NÃO PERTENCE
AO NOSSO MEIO!
E, ASSIM DIZENDO, ENXOTARAM O PORQUINHO DALI.
CANSADO, FAMINTO E ABANDONADO, O PORQUINHO FEIO VAGOU DURANTE VÁRIOS DIAS EM
BUSCA DE UM NOVO LAR.
MAS NEM O PASSARINHO LHE DAVA ATENÇÃO.
―SUMA DAQUI, SEU PORQUINHO FEIO! – GRITAVAM, ASSIM QUE O VIAM.
UM DIA, O PORQUINHO FEIO CHEGOU A UMA FAZENDA, E VIU ALGUNS PORCOS.
APROXIMANDO DELES FALOU:
― EU SEI QUE SOU UM PORQUINHO FEIO, MAS SERÁ QUE POSSO FICAR AQUI, MORANDO COM
VOCÊS?
― UM PORQUINHO FEIO?! – ELES EXCLAMARAM.
―VOCÊ É O PORCO MAIS LINDO QUE JÁ VIMOS!
E, DAQUELE DIA EM DIANTE, ELE VIVEU FELIZ PARA SEMPRE.
(SUGALD STEER – SÃO
PAULO: BRINQUE-BOOK,1999)
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1 – QUEM SÃO OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA?
2 – QUAL FOI A PRIMEIRA LIÇÃO QUE A MAMÃE PATA ENSINOU A SEUS FILHOTES?
3 – QUANDO FOI QUE A MAMÃE PATA DESCOBRIU QUE O PORQUINHO NÃO ERA UM
PATO?POR QUÊ?
4 – O QUE A MAMÃE E OS PATINHOS FIZERAM CO O PORQUINHO DEPOIS DA
DESCOBERTA?
ASSINALE A RESPOSTA CORRETA:
( ) ENSINARAM O PORQUINHO A SER
COMO UM PATO.
( ) MANDARAM O PORQUINHO
EMBORA.
5 – QUANTO TEMPO O PORQUINHO VAGOU À PROCURA DE UM NOVO LAR?
6 – EM QUE MOMENTO DA HISTÓRIA O PORQUINHO CONSEGUIU SER FELIZ?
7 – A HISTÓRIA CONTA QUE NEM UM PASSARINHO QUIS LHE DAR ATENÇÃO. COPIE
DA
HISTÓRIA O QUE O PASSARINHO DISSE A ELE.
COM
RODINHA OU SEM RODINHA?
1. Leia atentamente o texto a seguir:
Em uma tarde de domingo, Pedro e seu pai ficaram indo e voltando de uma
esquina até a outra um montão de vezes. Pedro pedalava e guiava, enquanto seu
pai o sustentava no assento para não cair.
Na semana passada, eles já tinham tirado uma das rodinhas da
bicicleta para que Pedro pudesse aprender aos poucos a andar sem as rodinhas.
Ao chegar na metade da quadra, Pedro passou por uma pedrinha e quase caiu. Como
ele tem bons reflexos e seu pai ajudou, segurando-o com as mãos, ele até não se
assustou muito e seguiu seu passeio tranqüilo, se equilibrando na bicicleta
como se nada houvesse acontecido.
Depois de sua façanha com a pedrinha, Pedro estava pronto para tirar a
outra rodinha também. Seu pai a retirou e o ensinou que ele deveria usar
capacete, prestar atenção nas pessoas que passavam e evitar passear em lugares
com trânsito intenso.
Como Pedro queria muito ser um bom motorista quando crescesse, levou a
sério todas as recomendações de seu pai e começou tranqüilo seu passeio na
bicicleta sem rodinhas.
2 . Responda as perguntas:
a . Em qual dia da semana
a história acontece?
b . Por que o pai de
Pedro o sustentava no assento?
c . O que aconteceu com
Pedro no dia em que seu pai tirou uma das rodinhas da bicicleta?
d . Pedro conseguiu
manter seu equilíbrio mesmo depois que ocorreu este episódio, então, se sentiu
seguro para fazer qual pedido ao seu pai?
Quais foram os conselhos que seu
pai lhe deu ao tirar a outra rodinha da bicicleta?
3 . Encontre no texto:
a . Quatro palavras
trissílabas: ________________________
_____________________________________________
b . Duas palavras
polissílabas: ________________________
c . Duas palavras
dissílabas: _________________________
d . Uma palavra
monossílaba: ________________________
4 . Separe as sílabas das seguintes
palavras:
a . domingo:___________ f. semana: ____________
b . esquina: ___________ g. capacete: ___________
c . bicicleta: ___________ h. equilíbrio: ___________
d . pedalava: __________ i. Pedro: ______________
e . quadra: ____________ j. pai: ________________
a . domingo:___________ f. semana: ____________
b . esquina: ___________ g. capacete: ___________
c . bicicleta: ___________ h. equilíbrio: ___________
d . pedalava: __________ i. Pedro: ______________
e . quadra: ____________ j. pai: ________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário