1) Leia o texto.
3) Observe algumas palavras do texto.
( ) foguete ( ) mundo ( ) vento
( ) areia ( ) princesa ( ) castelo
( )índio ( ) barriga ( ) menino
( ) mágica
Bom de ser menino
Valéria Belém
O foguete me leva ao céu
Eu quase toco em Marte
Depois vejo o mundo passar
Girando, girando, bem forte.
Cavalgo meu veloz alazão
Sua crina ao sabor do vento
Sou princesa num castelo de areia
Sou índio “pequeno-rio-que-desce-lento”!
Já é hora de subir no trem
Viajar ouvindo “piuí”
Balançando no traque-traque dos trilhos
Quero ficar mais aqui...
Nas ondas escorrego
Uma, duas, três, sem parar
Dá um frio na barriga
Mas continuo a brincar.
Foguete, gira-gira, carrossel
Trenzinho, tobogã, castelinho
Nesta mágica vida de menino
Para que ir embora do parquinho?
2) Interpretando o texto.
Assinale as afirmativas corretas.
a) O texto se refere a um momento...
( ) num circo ( ) numa roça ( ) num parque
b) Pelo texto podemos entender que o pensamento e a imaginação são mágicos, pois:
( ) pode-se imaginar a vida em outro lugar.
( ) pode-se ver só com o pensamento.
( ) pode-se fazer o pensamento virar realidade.
foguete – céu – Marte – vento – areia – rio – ondas – frio
a) Coloque-as em ordem alfabética.
___________________________________________
___________________________________________
5) Copie do texto todas as palavras no diminutivo.
___________________________________________
___________________________________________
6) Escreva ( F ) se a palavra for Feminina ou ( M ) se a palavra for Masculina.
( ) foguete ( ) mundo ( ) vento
( ) areia ( ) princesa ( ) castelo
( )índio ( ) barriga ( ) menino
( ) mágica
7) Passe para o plural:
a) cavalo veloz __________________
b) céu azul ____________________
c) princesa bonita _______________
d) onda gigante _________________
O Menino e a Chuva
Zélia Almeida
Juninho brincava no quintal . ele brincava com terra, pedrinhas, plantas e com seu coelhinho Branquinho.
De repente, uma gota de água cai na ponta do seu nariz. Depois outra cai no braço. As gotas eram frias e molhavam .
O coelho entrou correndo em sua casa.
Juninho olhou o céu que estava escuro e cheio de nuvens zangadas.
O vento soprou forte: zum – um –um!
Ploft! Ploft! Ploft! Fizeram as gotas, caindo atrás, na frente, dos lados, em cima do menino.
___ Parece que a chuva vai molhar o mundo todo.
Juninho falou assim e fez igualzinho ao coelho, entrou correndo em casa.
1) Marque as alternativas corretas.
a) De acordo com o texto, onde se passa a história?
( ) no jardim da casa da avó do menino.
( ) no quarto do colega do menino
( ) no quintal da casa do menino
b) Como estava o céu naquele dia?
( ) claro e cheio de nuvens
( ) com um lindo sol
( ) escuro cheio de nuvens zangadas
2) Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
( 1 ) Escureceu e ficou cheio de nuvens.
( 2 ) Soprou forte
( 3 ) Caíram no menino
( 4 ) Imita o coelho
( ) o vento
( ) o menino
( ) a chuva
( ) o céu
3) Escreva V para alternativas Verdadeiras e F para as Falsas.
( ) O título do texto é “A Chuva”.
( ) Quem escreveu o texto foi o menino Juninho.
( ) O céu estava escuro.
( ) Juninho entrou correndo em casa.
4) Complete:
a) Numere os parágrafos do texto. O texto possui _____ parágrafos.
b) O título do texto é _____________________________
c) Escreva um outro título para o texto. _______________________
5) Responda:
a) Quantos personagens aparecem no texto? ______________________
b) Quem são os personagens desse texto? ______________________________
__________________________________________________________________
c) O que fizeram os personagens quando começou a chover?________________
____________________________________________________________________
d) A expressão “zum – um – um !” é o barulho de que? ___________________________
6) Retire do texto:
a) 2 palavras com encontro vocálico.____________________________________
b) 2 palavras com encontro consonantal._________________________________
Use o código correto para identificar:
( # ) HIATO ( X ) DITONGO ( + ) TRITONGO
Coelho | |
Iguais | |
Entrou | |
Soprou | |
Frias | |
Depois | |
Enxaguou |
Nenhum comentário:
Postar um comentário