segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Textos e interpretação para 4º e 5º Ano.

ATIVIDADES COM BASE NO FILME:
"PROCURANDO NEMO".
1 – ANÁLISE DA SINOPSE:
Procurando Nemo conta a história de Marlin, um peixe-palhaço que perde quase toda a família durante o ataque de um predador, e assim, torna-se um pai super-protetor de seu único filho, Nemo. O problema é que tanta proteção acaba envergonhando o peixinho na frente dos colegas, e para provar ao pai que pode se virar sozinho, resolve nadar em mar aberto, quando é capturado por um mergulhador, e levado para Sydney. Decidido a encontrá-lo, Marlin nada por todo o oceano, enfrentando todo tipo de perigo ao lado de Dory, um peixinho-fêmea muito simpático, mas com um grave problema de perda de memória recente. Nesta deliciosa aventura no fundo do mar, todos os tipos de criaturas marinhas dão o ar da graça. Peixes de todas as espécies, cavalos-marinhos, tubarões, águas-vivas, tartarugas, baleias e afins. Todo o colorido da fauna e flora subaquática contagia a tela do cinema e seduz o espectador. A trama, então, se divide: parte do filme acompanha a viagem de Marlim mar afora e outra parte mostra a nova vida de Nemo aprisionado em um aquário em Sydney com seus novos amigos.
A narrativa era ambientada na Grande Barreira de Coral, na Austrália.
2 – Após o estudo da sinopse acima e de assistir o filme, responda as perguntinhas abaixo:
a) Nemo é um peixe-palhaço que tem uma nadadeira menor do que a outra. O pai apelidou tal nadadeira de "nadadeira da sorte". O que você acha disso
b) Que acontecimento trágico marcou a vida da família de Nemo?
c) Por que, afinal, o pai de Nemo teme que o filho saia sozinho?
d) Infelizmente, na escola, Nemo desobedece a seu pai. Que consequência isso acarretou? Como o transtorno causado poderia ter sido evitado?
e) O que é que Nemo queria provar ao seu pai quando o desobedeceu se aproximando do barco?
f) Qual foi a principal falha de Nemo nesse momento?
g) Depois que Nemo é levado pelo mergulhador, Marlin sai pelo oceano em busca de seu querido filho. No percurso ele conhece Dory, uma peixe-fêmea que o ajuda a encontrar Nemo. Como Dory o ajudou inicialmente?

3 - No mar, segundo o filme, além dos perigos que possui também se encontra solidariedade entre seus habitantes. Afinal, que tipo de ajuda Marlin recebeu?
a) Das tartarugas?
b) Da cegonha?
C) Da baleia?

4 - Aos poucos, em todas as partes do oceano a história de Marlin em busca de seu único filho ganha grande repercussão.
a) De que modo as informações eram transmitidas?
b) O que significa dizer "Quem conta um conto aumenta um ponto"? Esse ditado popular se aplica a essa história?
5 - Após Nemo reencontrar o pai, Dory é presa em uma grande rede de pesca.
a) Quem a ajuda nesse momento?
b) Como se deu essa ajuda?
c) O pai demonstrou ter confiança em Nemo nesse momento tão perigoso?        
            
6 - Que lições são transmitidas:
a) A Nemo:
b) A Marlim:
7 - Apesar das dificuldades, que Nemo possui em nadar e Dory de sofrer de perda de memória recente, a que conclusões podemos chegar diante de tantas superações vividas por esses personagens?




ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO E GRAMÁTICA

                                                            A memória dos peixes

O sítio tinha muitos lugares bons. Porém, Ade e Amis gostavam mais da sombra da velha figueira. Só que, às vezes, no escurecer, tinham que sair de lá por causa dos mosquitos.
O velho Amis explicava que os peixes gostavam de viajar rio acima para namorar. Mas na hora de crescerem, os peixinhos escolhiam as águas calmas das baías, que o rio formava lá bem abaixo.
A menininha escutava Amis, enquanto olhava os lambaris que subiam em fileiras de três, às vezes em fileiras de quatro ou cinco, rio acima.
Mais para o meio do rio, um cardume de piraputangas também subia. De vez em quando ela via ondinhas que elas provocavam quando nadavam quase à flor d´água.
– Amis, Amis, chamou a menininha.
– O que foi, Ade?
– Amis, tem coisas da minha vida que eu já esqueci.
– E daí?
– Daí que eu queria saber. Esses peixes, nadando, sem parar, contra a correnteza.
O velho franziu as sobrancelhas.
– Eu queria – continuou a menininha – eu queria saber como é. Esses peixes se lembram das baías da sua infância?
O velho Amis abraçou aquela menina chamada Ade. Abraçou aquela menininha bem forte. Ele queria que ela nunca se esquecesse.
SCAFF, Ivens Cuiabano.
Entendimento do texto.
1. Amis era:
(A) um lambari.
(B) uma menina.
(C) um peixe.
(D) um velhinho.

2. Ade era uma:
(A) baía.
(B) flor.
(C) menininha.
(D) piraputanga.

. No sítio, de que lugar Ade e Amis mais gostavam?
___________________________________________________________________
Por que os dois não podiam ficar lá quando anoitecia?
___________________________________________________________________
. Complete, de acordo com o texto:
a) Para namorar, os peixes gostavam de ___________________________.
b) Para crescer, os peixes escolhiam _______________________________.

. No texto, encontramos algumas palavras no diminutivo: peixinhos, menininha, ondinhas. Essas palavras podem expressar tamanho ou emoção. No conto que estamos estudando, elas indicam:
I. Tamanho:
(A) grande.
(B) médio.
(C) normal.
(D) pequeno.

II. Emoção:
(A) alegria.
(B) carinho.
(C) medo.
(D) raiva.

. Em “O velho franziu as sobrancelhas”, o narrador quer dizer que ele ficou
(A) aborrecido.
(B) curioso.
(C) pensativo.
(D) preocupado.

. Das frases abaixo, marque aquela que se refere diretamente ao tema do conto.
(A) Amis, tem coisas da minha vida que eu já esqueci.
(B) Ades olhava os lambaris que subiam em fileiras de três.
(C) Esses peixes se lembram das baías da sua infância?
(D) O velho Amis explicava que os peixes gostavam de viajar rio acima para namorar.

. Leia e observe as palavras abaixo, depois separe-as em dois grupos:

estádio – Inês – você – elástico – até – agência – córrego – pêssego – inglês – pés –
 céu – avô – André – judô – avó – Mônica – lâmpada – cipó – paletó – mecânico – água

Acento agudo                                                             Acento circunflexo

____________________________           ____________________________
____________________________           ____________________________
____________________________           ____________________________
____________________________           ____________________________
____________________________           ____________________________
____________________________           ____________________________
____________________________           ____________________________
____________________________           ____________________________
____________________________           ____________________________

10 – Complete com C ou Ç. Depois copie as palavras:
a)    ___ebola: ____________________      
b)    Fuma____a: __________________
c)    ba____ia:  ____________________
d)    cabe____a: ___________________
e)    mo____o:___________________
f)     ____edo: ___________________
g)    pa____oca: _________________
h)   ____idade:__________________


ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

UMA HISTÓRIA DO SACI-PERERÊ QUE NINGUÉM TE CONTOU

TODO O PESSOAL DA FLORESTA TEM BRONCA DO SACI QUE VIVE APRONTANDO COM OS OUTROS, COMO A GENTE SABE. É LEVADO MESMO.
UM DIA DEU UM NÓ NO RABO DA ONÇA. OUTRO DIA PASSOU BATOM VERMELHO NA BOCONA DO JACARÉ. E PRA TIRAR FOI UM SUFOCO DANADO! SÓ DAVA AQUELA BOCARRA VERMELHA, COM TANTO DENTE BRANCO DENTRO.
NA MESMA SEMANA, O DANADO DO SACI PASSOU COLA NUM GALHO DE ÁRVORE E UMA CORUJA FICOU LÁ GRUDADA!
PARECE QUE ELE JÁ ACORDAVA COM UMA IDÉIA DE APRONTAR NA CABEÇA.
MAS, UM BELO DIA, CHEGOU A HORA DO TROCO. O SACI-PERERÊ RECEBEU UMA CARTA.
ERA UM CONVITE PARA SER ENTREVISTADO NO PROGRAMA DO JÔ SOARES, EM SÃO PAULO.
ELE FICOU TODO ORGULHOSO, CLARO!
SERIA O REPRESENTANTE DO FOLCLORE BRASILEIRO, FALANDO PARA O PAÍS INTEIRO, VIA SATÉLITE.
ENTÃO, ELE PENSOU EM COLOCAR UMA ROUPA BEM BONITA E TAMBÉM UM SAPATO CHIQUE DE VERNIZ PRETO. ATÉ COMPROU UM GORRO VERMELHO NOVO.
NO GRANDE DIA, ELE SE VESTIU, PASSOU PERFUME… MAS AÍ CHEGOU A HORA DE COLOCAR SAPATO! NÃO TINHA JEITO.
TODO MUNDO COLOCA O SAPATO FICANDO EM PÉ NA OUTRA PERNA.
MAS O SACI SÓ TEM UMA PERNA, ORA!
DAÍ, PEDIU AJUDA PARA A ONÇA. ELA, É CLARO, DEU A MAIOR GARGALHADA!
– AGORA VOCÊ VAI VER QUE ONÇA É PIOR QUE AMIGO DA ONÇA, SEU BOBÃO! – DISSE A PINTADA.
ENTÃO O SACI FOI PEDIR UMA MÃOZINHA PARA O JACARÉ.
– QUIÁ, QUIÁ, QUIÁ! – RIU O BICHO COM SEU BOCÃO CHEIO DE DENTES.
– SE DEPENDER DE MIM, VOCÊ VAI DESCALÇO MESMO!
E O SACI TENTOU DE NOVO:
– Ô DONA CORUJA, ME AJUDA A CALÇAR ESTE SAPATO, VAI! É SÓ UNZINHO.
A CORUJA PENSOU E RESPONDEU QUE SÓ IA AJUDAR SE O SACI PROMETESSE NÃO APRONTAR MAIS COM NINGUÉM. ELE JÁ ESTAVA FICANDO ATRASADO PRA SAIR. DESSE JEITO IA ATRASAR MAIS AINDA O PROGRAMA QUE JÁ É ATRASADO SEMPRE!
– OLHA AQUI, DONA CORUJA, EU VOU DIZER UMA COISA PRA SENHORA. SE EU FICAR BONZINHO E COMPORTADO, NINGUÉM VAI ME RECONHECER. A SENHORA VAI ACABAR COM O FOLCLORE, SABIA?
E ERA VERDADE.
SACI-PERERÊ É SACI-PERERÊ!
ENTÃO A CORUJA, MUITO SÁBIA, AJUDOU E, DE SAPATO E CHEIROSO, O SACI SE MANDOU.
MAS A VERDADE É QUE COM A CORUJA, ELE NUNCA MAIS APRONTOU!
HEINE, EVELYN.

COMPREENSÃO DE TEXTO

1)    QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
____________________________________________________________________
2)    QUEM É O AUTOR?
____________________________________________________________________
3)    QUAL É O PERSONAGEM PRINCIPAL?
____________________________________________________________________
4)    ONDE SE PASSA A HISTÓRIA?
____________________________________________________________________
5)    QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
6)    O QUE SENTIAM OS ANIMAIS DA FLORESTA PELO SACI?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________

7)    PORQUE O SACI FICOU FELIZ?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
8)    QUAL FOI A DIFICULDADE DO SACI?
___________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
9)    QUEM O AJUDOU?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________

10) FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA.



                                           A CORUJA E A ÁGUIA

 CORUJA E ÁGUIA, DEPOIS DE MUITA BRIGA, RESOLVERAM FAZER AS PAZES.
– BASTA DE GUERRA – DISSE A CORUJA. O MUNDO É TÃO GRANDE, E TOLICE MAIOR QUE O MUNDO É ANDARMOS A COMER OS FILHOTES UMA DA OUTRA.
– PERFEITAMENTE – RESPONDEU A ÁGUIA. – TAMBÉM EU NÃO QUERO OUTRA COISA.
– NESSE CASO COMBINEMOS ISTO: DE ORA EM DIANTE NÃO COMERÁS NUNCA OS MEUS FILHOTES.
– MUITO BEM. MAS COMO POSSO DISTINGUIR OS TEUS FILHOTES?
– COISA FÁCIL. SEMPRE QUE ENCONTRARES UNS BORRACHOS LINDOS, BEM-FEITINHOS DE CORPO, ALEGRES, CHEIOS DE UMA GRAÇA ESPECIAL QUE NÃO EXISTE EM FILHOTE DE NENHUMA OUTRA AVE, JÁ SABES, SÃO OS MEUS.
– ESTÁ FEITO! – CONCLUIU A ÁGUIA.
DIAS DEPOIS, ANDANDO À CAÇA, A ÁGUIA ENCONTROU UM NINHO COM TRÊS MONSTRENGOS DENTRO, QUE PIAVAM DE BICO BEM ABERTO.
– HORRÍVEIS BICHOS! – DISSE ELA. VÊ-SE LOGO QUE NÃO SÃO OS FILHOS OS FILHOS DA CORUJA. E COMEU-OS.
MAS ERAM OS FILHOS DA CORUJA. AO REGRESSAR À TOCA, A TRISTE MÃE CHOROU AMARGAMENTE O DESASTRE E FOI JUSTAR CONTAS COM A RAINHA DAS AVES.
– QUÊ? – DISSE ESTA ADMIRADA. ERAM TEUS FILHOS AQUELES MONSTRENGUINHOS? POIS, OLHA, NÃO SE PARECIAM NADA COM O RETRATO QUE DELES ME FIZESTE…
PARA RETRATO DE FILHO NINGUÉM ACREDITE EM PINTOR PAI.
LÁ DIZ O DITADO: QUEM O FEIO AMA, BONITO LHE PARECE.
LOBATO, MONTEIRO. FÁBULAS.

COMPREENSÃO DE TEXTO

1)    QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
______________________________________________________________________________
2)    QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DO TEXTO?
______________________________________________________________________________
3)    QUEM É O AUTOR DA HISTÓRIA 
______________________________________________________________________________
4)    QUANTOS PARÁGRAFOS EXISTEM NO TEXTO?
______________________________________________________________________________

5)    POR QUE A CORUJA E A ÁGUIA BRIGAVAM SEMPRE?
 ______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

6)    O QUE ELAS FIZERAM PARA TENTAR PARAR DE BRIGAR?
 _____________________________________________________________________))_______
 _____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
7)    COMO A CORUJA DESCREVEU SEUS FILHOTES?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
 ______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________ 
______________________________________________________________________________
8)    NO FIM ELAS PARARAM DE BRIGAR? POR QUÊ.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
9)    EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO “QUEM O FEIO AMA,
 BONITO LHE PARECE”
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________


10)FAÇA NO ESPAÇO ABAIXO UMA ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA:


                                              A CAUSA DA CHUVA

             NÃO CHOVIA HÁ MUITOS E MUITOS MESES, DE MODO QUE OS ANIMAIS FICARAM INQUIETOS. UNS DIZIAM QUE IA CHOVER LOGO, E OUTROS DIZIAM QUE AINDA IA DEMORAR. MAS NÃO CHEGAVAM A UMA CONCLUSÃO.
            – CHOVE SÓ QUANDO A ÁGUA CAI DO TETO DO MEU GALINHEIRO – ESCLARECEU A GALINHA.
            – ORA, QUE BOBAGEM! – DISSE O SAPO DENTRO DA LAGOA. – CHOVE QUANDO A ÁGUA DA LAGOA COMEÇA A BORBULHAR SUAS GOTINHAS.
            – COMO ASSIM? – DISSE A LEBRE – ESTÁ VISTO QUE SÓ CHOVE QUANDO AS FOLHAS DAS ÁRVORES COMEÇAM A DEIXAR CAIR AS GOTAS D’ÁGUA QUE TEM LÁ DENTRO.
            NESSE MOMENTO COMEÇAVA A CHOVER.
            – VIRAM? – GRITOU A GALINHA. – O TETO DO MEU GALINHEIRO ESTÁ PINGANDO. ISSO É CHUVA?
            – ORA, NÃO VÊ QUE A CHUVA É A ÁGUA DA LAGOA BORBULHANDO? – DISSE O SAPO.
            – MAS, COMO ASSIM? – TORNAVA A LEBRE. – PARECEM CEGOS? NÃO VEEM QUE A ÁGUA CAI DAS FOLHAS DAS ÁRVORES?
“FERNANDES, MILLÔR. FÁBULAS FABULOSAS”

 COMPREENSÃO DO TEXTO

1)    QUAL É O TITULO DO TEXTO?
2)    QUEM É O AUTOR DO TEXTO?
3)    QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NA HISTÓRIA?
4)    QUAL ERA A INQUIETAÇÃO DOS ANIMAIS?
5)    QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DO TEXTO?
6)    O QUE LEVOU OS ANIMAIS A DISCUTIREM?
7)    QUAL FOI A EXPLICAÇÃO DA GALINHA PARA A CHUVA?
8)    QUAL FOI A EXPLICAÇÃO DO SAPO PARA A CHUVA?
9)    QUAL FOI A EXPLICAÇÃO DA LEBRE PARA A CHUVA?

10)  EXPLIQUE PORQUÊ CADA ANIMAL TEM UMA EXPLICAÇÃO DIFERENTE PARA O QUE É A CHUVA.


                                           Televisão

Televisão é uma caixa de imagens que fazem barulho.
Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças irem assistir à televisão.
O que eu gosto mais na televisão são os desenhos animados de bichos.
Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente, como nas telenovelas.
Não gosto muito de programas infantis com gente fingindo de criança.
Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade com meus amigos e amigas.
Também os doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto de coisa alguma porque ninguém pode comer uma imagem.
Já os doces que minha mãe faz e que eu como todo dia, esses sim, são gostosos.
Conclusão: A vida fora da televisão é melhor do que dentro dela.
                 José Paulo Paes                               

Marque um  X  na alternativa correta:
1) Qual o meio de comunicação ao qual o texto se refere?
a)  rádio
b) livro
c)  televisão
d) internet

2) A que conclusão o autor chega  ao final do texto?
a)  A televisão é o melhor passatempo que existe
b) É melhor ser criança do que adulto
c)  A vida fora da televisão é melhor do que dentro dela
d) Os doces anunciados na televisão têm gosto de infância

3) A definição de “televisão” dada pelo autor é:
a)  Uma fonte de conhecimento.
b) Uma ajuda na educação dos filhos.
c)  Uma tela que revela paisagens.
d) Uma caixa de imagens que faz barulho.

4) Quem é o narrador da história?
a)  Um bicho imitando gente
b) Um adulto
c)  A televisão

5) No trecho: “A vida fora da televisão é melhor do que dentro dela” A palavra sublinhada refere-se a que:
a)  Vida
b) Televisão
c)  A criança
d) A novela

6) Retire do texto uma frase que confirma que o narrador não gostava de televisão:

7) Qual a crítica que o narrador faz em relação aos doces anunciados na televisão?

8) Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
(   )  Segundo o texto, Bicho imitando gente é engraçado.
(  ) O que o narrador mais gosta na televisão são os desenhos animados de bichos.
(   ) O narrador não gosta dos doces que a mãe prepara.
(   ) Os adultos não deixam as crianças assistir à televisão.
Þ A ordem correta da atividade acima é:
a)  F, F, F, V
b) V, V, F, F
c)  F, V, F, V

9) Relacione as palavras para formar substantivos compostos:
1)   cachorro            ( ) vento      
2) amor                  ( ) quente
3) guarda                ( ) sol

4) gira                  ( ) chuva






Nenhum comentário: