quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ótimos textos 3° e 4°

 1) Leia o texto.


Bom de ser menino
Valéria Belém

O foguete me leva ao céu
Eu quase toco em Marte
Depois vejo o mundo passar
Girando, girando, bem forte.
Cavalgo meu veloz alazão
Sua crina ao sabor do vento
Sou princesa num castelo de areia
Sou índio “pequeno-rio-que-desce-lento”!
Já é hora de subir no trem
Viajar ouvindo “piuí”
Balançando no traque-traque dos trilhos
Quero ficar mais aqui...
Nas ondas escorrego
Uma, duas, três, sem parar
Dá um frio na barriga
Mas continuo a brincar.
Foguete, gira-gira, carrossel
Trenzinho, tobogã, castelinho
Nesta mágica vida de menino
Para que ir embora do parquinho?

2) Interpretando o texto.

Assinale as afirmativas corretas.

a) O texto se refere a um momento...

(   ) num circo      (   ) numa roça     (   ) num parque

b) Pelo texto podemos entender que o pensamento e a imaginação são mágicos, pois:

(   ) pode-se imaginar a vida em outro lugar.
(   ) pode-se ver só com o pensamento.
(   ) pode-se fazer o pensamento virar realidade.

 3) Observe algumas palavras do texto.


      foguete – céu – Marte – vento – areia – rio – ondas – frio

a) Coloque-as em ordem alfabética.
___________________________________________
___________________________________________ 

5) Copie do texto todas as palavras no diminutivo.
___________________________________________
___________________________________________
6) Escreva ( F ) se a palavra for Feminina ou ( M ) se a palavra for Masculina.


(   ) foguete  (   ) mundo      (   ) vento 
(   ) areia      (   ) princesa  (   ) castelo 
(   )índio       (   ) barriga    (   ) menino     
(   ) mágica

7) Passe para o plural:

a) cavalo veloz __________________
b) céu azul ____________________
c) princesa bonita _______________
d) onda gigante _________________


O Menino e a Chuva
                               Zélia Almeida

    Juninho brincava no quintal . ele brincava com terra, pedrinhas, plantas e com seu coelhinho Branquinho.
    De repente, uma gota de água cai na ponta do seu nariz. Depois outra cai no braço. As gotas eram frias e molhavam .
    O coelho entrou correndo em sua casa.
    Juninho olhou o céu que estava escuro e cheio de nuvens zangadas.
    O vento soprou forte: zum – um –um!
    Ploft! Ploft! Ploft! Fizeram as gotas, caindo atrás, na frente, dos lados, em cima do menino.
    ___ Parece que a chuva vai molhar o mundo todo.
    Juninho falou assim e fez igualzinho ao coelho, entrou correndo em casa.

1)    Marque as alternativas corretas.

a)    De acordo com o texto, onde se passa a história?
(    ) no jardim da casa da avó do menino.
(    ) no quarto do colega do menino
(    ) no quintal da casa do menino

b)    Como estava o céu naquele dia?
(    ) claro e cheio de nuvens
(    ) com um lindo sol
(    ) escuro cheio de nuvens zangadas

2)    Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

( 1 ) Escureceu e ficou cheio de nuvens.
( 2 ) Soprou forte
( 3 ) Caíram no menino
( 4 ) Imita o  coelho 

(    ) o vento
(    ) o menino
(    ) a chuva
(    ) o céu

3)    Escreva V para alternativas Verdadeiras e F para as Falsas.
(    ) O título do texto é “A Chuva”.
(    ) Quem escreveu o texto foi o menino Juninho.
(    ) O céu estava escuro.
(    ) Juninho entrou correndo em casa.

4)    Complete:
a)    Numere os parágrafos do texto. O texto possui _____ parágrafos.
b)    O título do texto é _____________________________
c)    Escreva um outro título para o texto. _______________________

5)    Responda:
a)    Quantos personagens aparecem no texto? ______________________
b)    Quem são os personagens desse texto? ______________________________
__________________________________________________________________
c)    O que fizeram os personagens quando começou a chover?________________
____________________________________________________________________
d)    A expressão “zum – um – um !” é o barulho de que? ___________________________

6)    Retire do texto:
a)    2 palavras com encontro vocálico.____________________________________
b)    2 palavras com encontro consonantal._________________________________

Use o código correto para identificar:
               
  ( # )   HIATO                    ( X )   DITONGO            ( + )     TRITONGO

Coelho
Iguais
Entrou
Soprou
Frias
Depois
Enxaguou




Nenhum comentário: